Bursite trocantérica do quadril

A famosa bursite de quadril nada mais é que a inflamação da bursa. Mas o que seria bursa?

A bursa é um tecido especializado repleto de líquido em seu interior que existe entre duas estruturas que se movem, de forma a diminuir o atrito entre elas.

No caso do quadril existem cerca de 14 bursas e a mais famosa delas é a bursa trocantérica. Essa bursa diminui o atrito entre o grande trocânter (lateral do bumbum) e a fáscia lata que a recobre.

O diagnóstico é feito no consultório ao se examinar adequadamente o paciente. Em casos de dúvidas, exames como USG (ultrassonografia) e RNM (ressonância magnética) podem ser solicitados, porém  com um exame físico bem realizado, suas indicações estão mais restritas.

É tratada inicialmente com mudança da atividade em específico que possa estar causando as dores, com realização de atividade física de alongamento muscular e tendinoso ao redor do quadril e por vezes com infiltração de medicamentos nos tecidos doentes para tentar conter a doença. Reserva-se a infiltração, a terapia de ondas de choque e até cirurgia para os casos de difícil tratamento.

Em geral é uma doença que evolui bem e não necessita de muitas intervenções.

Consulta de Qualidade! Agendamento facilitado

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.