Infecção de prótese de quadril

A infecção é uma das piores complicações de uma prótese de quadril. Isso acontece quando uma bactéria entra em contato com o metal do implante.

Essa bactéria pode chegar na região através da ferida ou até de um foco de infecção à distância, como uma infecção urinária ou dentária. Por isso, é muito importante manter bons hábitos de higiene após a realização de uma artroplastia de quadril (prótese).

Os sintomas são: secreção pela ferida operatória, dor e dificuldade de caminhar.

O diagnóstico é feito ao se somar fatores clínicos com os laboratoriais e por vezes cirúrgicos.

Dentre os germes mais comuns, destacam-se as bactérias Gram positivas como Staphylococcus e Streptococcus e germes Gram negativos como Klebsiella e Pseudomonas.

A partir do diagnóstico de infecção dado pelo cirurgião, obrigatoriamente há de se tratar cirurgicamente. Várias opções podem ser realizadas: lavagem, troca de materiais intercambiáveis, revisão da prótese e retirada da prótese com colocação de espaçador.

Quem decidirá qual tratamento é o cirurgião responsável pelo caso, com base na sua experiência e direcionado ao caso clínico do doente.

Cursos longos de antibiótico são comuns , assim como um tempo prolongado de internação.

A cura se dá quando não ocorre mais secreção pela ferida, os parâmetros laboratoriais tornam-se normais ou próximos ao normal e o paciente queixa-se com pouca ou nenhuma dor.

Consulta de Qualidade! Agendamento facilitado

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.