Infecção de prótese de quadril

A infecção é uma das piores complicações de uma prótese de quadril. Isso acontece quando uma bactéria entra em contato com o metal do implante.

Essa bactéria pode chegar na região através da ferida ou até de um foco de infecção à distância, como uma infecção urinária ou dentária. Por isso, é muito importante manter bons hábitos de higiene após a realização de uma artroplastia de quadril (prótese).

Os sintomas são: secreção pela ferida operatória, dor e dificuldade de caminhar.

O diagnóstico é feito ao se somar fatores clínicos com os laboratoriais e por vezes cirúrgicos.

Dentre os germes mais comuns, destacam-se as bactérias Gram positivas como Staphylococcus e Streptococcus e germes Gram negativos como Klebsiella e Pseudomonas.

A partir do diagnóstico de infecção dado pelo cirurgião, obrigatoriamente há de se tratar cirurgicamente. Várias opções podem ser realizadas: lavagem, troca de materiais intercambiáveis, revisão da prótese e retirada da prótese com colocação de espaçador.

Quem decidirá qual tratamento é o cirurgião responsável pelo caso, com base na sua experiência e direcionado ao caso clínico do doente.

Cursos longos de antibiótico são comuns , assim como um tempo prolongado de internação.

A cura se dá quando não ocorre mais secreção pela ferida, os parâmetros laboratoriais tornam-se normais ou próximos ao normal e o paciente queixa-se com pouca ou nenhuma dor.