A fratura exposta é uma urgência ortopédica, assim como a luxação. Isso significa que deve ser tratada o mais breve possível e por um especialista na área. 

Quando saber que uma fratura é exposta? Essa é uma pergunta interessante, sendo que a maioria das pessoas imagina que ocorre esse tipo de fratura somente quando o osso fica visível através da pele.

Na definição de fratura exposta, isso pode-se dar também quando o sangramento causado pela fratura tem contato com o meio externo. Só um profissional treinado saberá dizer se houve ou não fratura exposta. 

Por conta da fratura ter tido contato com o meio externo, que é altamente contaminado, existe maior risco de infecções e atraso na consolidação óssea (os ossos “se colarem” novamente).

Acomete os ossos das extremidades (mãos e pés), os ossos da perna e do antebraço, principalmente quando associados a acidentes com motocicleta. 

Alguns cuidados especiais devem ser realizados nesse tipo de fratura, como antibioticoterapia, profilaxia de tétano, cobertura de ferida, tratamento obrigatório em centro cirúrgico com ortopedista, orientações de cuidados da ferida ao paciente e monitorização frequente da ferida pelo risco aumentado de infecção. 

Está em dúvida se teve uma fratura exposta ou deseja tirar suas dúvidas? Entre em contato com o Dr Raphael Cunha.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Consulta de Qualidade! Agendamento facilitado

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!