Problemas neurológicos periféricos

São os distúrbios dos nervos. Os nervos são estruturas finas e longas, de coloração esbranquiçada, especializadas em condução do estímulo neurológico central até um órgão específico. Os nervos mais importantes do membro superior, são: nervo radial, ulnar, mediano, musculo-cutâneo e cutâneo lateral do antebraço.

Dentre os nervos mais importantes dos membros inferiores, destacam-se: nervo fibular, nervo tibial, nervo sural, nervo obturatório, nervo safeno e o grande nervo ciático.

Em geral na ortopedia, as lesões se dão por compressão de um nervo, seja por esmagamento ou por crescimento de alguma estrutura anômala no corpo do paciente e por lesões cortantes, como por arma branca.

Os sintomas das lesões por compressão serão de formigamento (parestesia) e possível perda de força (paresia) dos músculos inervados por aquele nervo.

Já em casos de lesões cortantes do nervo, ocorrerá perda total de força (plegia) e sensibilidade (anestesia) da área inervada pelo nervo em questão. 

Mas há luz no fim do túnel!! Existem cirurgias específicas para descomprimir um nervo lesionado e cirurgias para reconstrução do nervo que foi cortado, necessitando às vezes de enxerto de nervo. 

O grande campeão dos problemas neurológicos é a síndrome do túnel do carpo, no qual o nervo mediano é comprimido ao nível do túnel do carpo e causa dormência em mãos.

O tratamento é sempre individualizado e em grande parte dos casos, pode necessitar de cirurgia para descomprimir o nervo e o paciente voltar a todas suas atividades de vida diária.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Consulta de Qualidade! Agendamento facilitado

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!