Prótese de Quadril e seus tipos

A prótese de quadril envolve a substituição da articulação doente por uma artificial, que no quadril pode ser de vários materiais diferentes: metal, polietileno, cerâmica. Cada uma possui vantagens e desvantagens em relação a outra e sua indicação será dada pelo especialista de quadril.

A articulação de metal-polietileno é a mais comumente utilizada e possui a vantagem de seu fácil acesso, menor custo, bom resultado na literatura e a desvantagem de poder gerar debris que possam causar problemas futuros na sobrevida da prótese. 

A articulação de cerâmica-polietileno já é uma evolução da anterior. Isso gera muito menos debri no tecido saudável em volta da articulação, o que aumenta teoricamente sua sobrevida. Em geral possuem melhores resultados que as de metal-poli, mas possuem um custo um pouco mais elevado. 

A articulação cerâmica-cerâmica envolve o que há de mais novo no cenário mundial. Essa combinação tem o maior custo de todas e é a que menos gera debris/fragmentos livres que podem causar reação inflamatória nos tecidos em volta da articulação, aumentando assim teoricamente sua sobrevida. Em compensação são as mais caras de todas as próteses e podem causar um rangido em raros casos.

A cirurgia de artroplastia de quadril foi eleita a cirurgia do século, por conta do seu grau de sucesso e por conseguir fazer os pacientes caminharem sem dor. Em geral, possuem 1% de maus resultados somente, o que no meio médico é algo admirável.

Existem inúmeros modelos e tipos de prótese, variando entre fabricantes e cada uma com sua indicação.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
× Agendar Consulta!