Fraturas de colo do fêmur

O colo femoral é a porção do fêmur entre a cabeça femoral e a região trocantérica. Quase em sua totalidade acontecem por quedas da própria altura e trauma sobre a região do quadril no solo. Para acontecer de quebrar o osso com tão pouca energia, um enfraquecimento ósseo tem que estar presente, como em pacientes com osteopenia/osteoporose e em doente renal crônico. 

Imediatamente o paciente sente dor e fica impossibilitado de caminhar. Dessa forma, deve ser levado em uma emergência ortopédica. Ao confirmar o diagnóstico, o tratamento será definido pelo ortopedista. 

Dentre os tratamentos existentes, se dividem em 3 grandes grupos: colocação de parafusos (reservado para pacientes jovens e com fraturas sem desvio), colocação de próteses parciais de quadril (reservado para pacientes que caminham pouco e muito idosos) e colocação de próteses totais de quadril (reservado para pacientes jovens com fraturas desviadas e sem redução e pacientes idosos que caminham satisfatoriamente). Logo, não existe um melhor tratamento, existe o melhor tratamento para aquele paciente em questão. 

Dentre as cirurgias descritas, a artroplastia (prótese) total de quadril é a mais realizada e a mais difícil tecnicamente de ser feita. Deve ser realizada por especialista de quadril.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Consulta de Qualidade! Agendamento facilitado

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!